quinta-feira, 19 de junho de 2008

Psicologia no Ensino Médio



Veja as razões da Psicologia para formação do cidadão no Ensino Médio

8 Razões para aprender Psicologia no Ensino Médio

  1. A Psicologia, enquanto ciência, apresenta um conjunto de teorias e estudos contemporâneos voltados para uma formação humanizadora do jovem.
  2. Os estudos da Psicologia permitem uma relevante leitura das relações sociais e culturais na constituição dos sujeitos sociais.
  3. A Psicologia possibilita que o jovem compreenda os fatores constitutivos da subjetividade humana, do desenvolvimento da personalidade, da vida comunitária e das novas organizações familiares.
  4. A Psicologia tem contribuições específicas a dar como disciplina ao discutir temas como direitos humanos, humilhação social, preconceitos, processos de desenvolvimento e da aprendizagem.
  5. A Psicologia utiliza-se de metodologias interativas e compreensivas de maneira a permitir que os conteúdos tenham sentido e significado para o aluno que deles se apropria.
  6. A Psicologia possibilita o uso de estratégias de aprendizagem e de auto-monitoramento do estudo cujo objetivo é o desenvolvimento de autonomia e da aprendizagem auto-regulada.
  7. O número de professores licenciados no Brasil, habilitados para ministrar a Psicologia, é suficiente para atender à demanda das escolas de Ensino Médio do País.
  8. A Psicologia contribui de forma direta para a concretização dos objetivos do ensino médio estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB favorecendo a construção de sujeitos autônomos e democráticos.
Apóie esta luta!

Senadores e Deputados solicitamos a inclusão da Psicologia como disciplina no Ensino Médio nos Projetos de Lei que tramitam na Câmara e no Senado.


Mande uma mensagem a todos os senadores e deputados que fazem parte da Comissão de Ensino e Cultura... http://www.pol.org.br/main/oito_motivos.cfm


09.06.2008

Audiência Pública irá discutir inclusão da Psicologia no ensino médio

O Conselho Federal de Psicologia – CFP, participa, nesta terça-feira (10), às 14h, de audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados para discutir a inclusão da Psicologia no ensino médio. A audiência será realizada no Plenário 10 da Ala das Comissões, por solicitação do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR).

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), Roberta Azzi, o objetivo da audiência é ampliar e fortalecer a luta pelo retorno da Psicologia no ensino médio. “Nós queremos discutir e trocar experiências para dar forças ao reconhecimento da importância de termos a Psicologia inclusa no ensino médio, além de trazer mais atores para participar dessa luta conosco”,contou Roberta Azzi.

A discussão atende a uma solicitação do CFP, que realiza uma campanha nacional pela inclusão da disciplina. Até junho, cerca de 200 mil psicólgos haviam enviados e-mails a parlamentares, pedindo a obrigatoriedade da Psicologia no ensino médio. Segundo levantamento do MEC, quase dois terços dos Estados já implantaram a matéria na grade curricular e muitas escolas particulares oferecem a disciplina.

Participam da Audiência o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona; o presidente do Sindicato dos Sociólogos de São Paulo, Lejeune Xavier de Carvalho; o professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná e representante do Fórum Sul de Filosofia e Ensino, Emannuel José Appel; e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e do Conselho Nacional de Secretários de Educação.


15.04.2008

Conferência Nacional de Educação Básica

Entidades da Psicologia intensificam campanha Psicologia no Ensino Médio


As entidades ligadas à Psicologia marcaram presença no lançamento da Conferência Nacional de Educação Básica para intensificar a divulgação da campanha de inclusão da Psicologia no Ensino Médio. A campanha foi divulgada no Centro de Convenções nesta segunda-feira por meio da distribuição de panfletos com as oito razões para a inclusão da disciplina na grade do Ensino Médio. O banner da campanha chamou a atenção dos representantes de professores, alunos, organizações de classe e movimentos sociais participantes da Conferência que passavam pelo rol de entrada da Conferência.

A presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), Roberta Azzi, explicou a importância da presença desta campanha na Conferência Nacional. "Aqui na conferência nós podemos atingir várias camadas da sociedade, desde o governo federal até a sociedade civil para que todos possam entender as razões pelas quais a Psicologia é fundamental para que o Ensino Médio se torne um ensino mais completo para o jovem brasileiro".

De acordo com a conselheira do CFP, Iolete Ribeiro da Silva, essa participação é importante para dar visibilidade às contribuições da psicologia ao aluno do ensino médio abrindo espaço para o diálogo com professores de outras áreas, pais e gestores. "É importante frisar que o conhecimento psicológico fornece as bases para uma prática pedagógica significativa junto aos adolescentes e jovens, por contemplar a compreensão das necessidades do desenvolvimento e das características de cada um".

As entidades da Psicologia lançaram a campanha de Inclusão da Psicologia no Ensino Médio em parceria com o Fórum Nacional de Entidades da Psicologia Brasileira (Fenpb) e com as Associações Brasileiras de Ensino de Psicologia (Abep) e de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Quem se interessar pelo assunto pode se manifestar pelo site www.pol.org.br e enviando um e-mail aos deputados e senadores pedindo que apóiem esta luta. Basta entrar no site, clicar no link para a campanha e enviar o seu manifesto.



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