segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Paixão Intelectual


Você ja conheceu alguem que mexeu tanto com a sua mente, fez seus pensamentos entrarem em ebulição, fazendo você repensar conceitos e atitudes, e no inicio você achou que estivesse tendo uma mera paixão mortal? Mas depois de um tempo percebeu que era mais uma admiração diferente das outras que você esta acostumado, mas mesmo assim não soube identificar bem se estava ou não apaixonado?
Era paixão intelectual querido!

Primeiro vamos a definição de Admiração:

"Na Filosofia, a «admiração» ou «espanto» é o princípio fundamental para começar a filosofar, ou seja, é um processo atrativo através do qual não passamos indiferentes perante qualquer coisa, colocando-nos em movimento, partindo de coisas simples para coisas mais complexas, terminando no conhecimento de si, como desconhecendo-se («só sei que nada sei», Sócrates) ou desconhecendo as coisas. Assim, admirar-se perante qualquer coisa é ter a capacidade de problematizar o que parecia evidente, procurando esclarecer o que se apresenta como obscuro."


Partindo desse principio, entendemos que a real admiração é aquela que te movimenta, te faz refletir muito mais e entrar em contato com o seu 'eu'. Ela faz você enxergar algo que ja estava ali, mas a sua visão estava embaçada, e a sua admiração por algo ou alguem, te faz enxergar melhor.

Essa paixão, na minha opinião, é de longe a melhor de todas! Ela é a unica que nos movimenta para dentro de nós mesmos. Todas as outras tem o movimento para fora, para o outro.

1 Pode comentar, eu deixo!:

Nathy Dias disse...

Minha querida!...Já podemos ser colunistas...rs

Arrazou!...Vamos ver se um dia escrevemos algo juntas..que tal?!