quinta-feira, 19 de junho de 2008

Psicologia no Ensino Médio



Veja as razões da Psicologia para formação do cidadão no Ensino Médio

8 Razões para aprender Psicologia no Ensino Médio

  1. A Psicologia, enquanto ciência, apresenta um conjunto de teorias e estudos contemporâneos voltados para uma formação humanizadora do jovem.
  2. Os estudos da Psicologia permitem uma relevante leitura das relações sociais e culturais na constituição dos sujeitos sociais.
  3. A Psicologia possibilita que o jovem compreenda os fatores constitutivos da subjetividade humana, do desenvolvimento da personalidade, da vida comunitária e das novas organizações familiares.
  4. A Psicologia tem contribuições específicas a dar como disciplina ao discutir temas como direitos humanos, humilhação social, preconceitos, processos de desenvolvimento e da aprendizagem.
  5. A Psicologia utiliza-se de metodologias interativas e compreensivas de maneira a permitir que os conteúdos tenham sentido e significado para o aluno que deles se apropria.
  6. A Psicologia possibilita o uso de estratégias de aprendizagem e de auto-monitoramento do estudo cujo objetivo é o desenvolvimento de autonomia e da aprendizagem auto-regulada.
  7. O número de professores licenciados no Brasil, habilitados para ministrar a Psicologia, é suficiente para atender à demanda das escolas de Ensino Médio do País.
  8. A Psicologia contribui de forma direta para a concretização dos objetivos do ensino médio estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB favorecendo a construção de sujeitos autônomos e democráticos.
Apóie esta luta!

Senadores e Deputados solicitamos a inclusão da Psicologia como disciplina no Ensino Médio nos Projetos de Lei que tramitam na Câmara e no Senado.


Mande uma mensagem a todos os senadores e deputados que fazem parte da Comissão de Ensino e Cultura... http://www.pol.org.br/main/oito_motivos.cfm


09.06.2008

Audiência Pública irá discutir inclusão da Psicologia no ensino médio

O Conselho Federal de Psicologia – CFP, participa, nesta terça-feira (10), às 14h, de audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados para discutir a inclusão da Psicologia no ensino médio. A audiência será realizada no Plenário 10 da Ala das Comissões, por solicitação do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR).

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), Roberta Azzi, o objetivo da audiência é ampliar e fortalecer a luta pelo retorno da Psicologia no ensino médio. “Nós queremos discutir e trocar experiências para dar forças ao reconhecimento da importância de termos a Psicologia inclusa no ensino médio, além de trazer mais atores para participar dessa luta conosco”,contou Roberta Azzi.

A discussão atende a uma solicitação do CFP, que realiza uma campanha nacional pela inclusão da disciplina. Até junho, cerca de 200 mil psicólgos haviam enviados e-mails a parlamentares, pedindo a obrigatoriedade da Psicologia no ensino médio. Segundo levantamento do MEC, quase dois terços dos Estados já implantaram a matéria na grade curricular e muitas escolas particulares oferecem a disciplina.

Participam da Audiência o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona; o presidente do Sindicato dos Sociólogos de São Paulo, Lejeune Xavier de Carvalho; o professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná e representante do Fórum Sul de Filosofia e Ensino, Emannuel José Appel; e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e do Conselho Nacional de Secretários de Educação.


15.04.2008

Conferência Nacional de Educação Básica

Entidades da Psicologia intensificam campanha Psicologia no Ensino Médio


As entidades ligadas à Psicologia marcaram presença no lançamento da Conferência Nacional de Educação Básica para intensificar a divulgação da campanha de inclusão da Psicologia no Ensino Médio. A campanha foi divulgada no Centro de Convenções nesta segunda-feira por meio da distribuição de panfletos com as oito razões para a inclusão da disciplina na grade do Ensino Médio. O banner da campanha chamou a atenção dos representantes de professores, alunos, organizações de classe e movimentos sociais participantes da Conferência que passavam pelo rol de entrada da Conferência.

A presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), Roberta Azzi, explicou a importância da presença desta campanha na Conferência Nacional. "Aqui na conferência nós podemos atingir várias camadas da sociedade, desde o governo federal até a sociedade civil para que todos possam entender as razões pelas quais a Psicologia é fundamental para que o Ensino Médio se torne um ensino mais completo para o jovem brasileiro".

De acordo com a conselheira do CFP, Iolete Ribeiro da Silva, essa participação é importante para dar visibilidade às contribuições da psicologia ao aluno do ensino médio abrindo espaço para o diálogo com professores de outras áreas, pais e gestores. "É importante frisar que o conhecimento psicológico fornece as bases para uma prática pedagógica significativa junto aos adolescentes e jovens, por contemplar a compreensão das necessidades do desenvolvimento e das características de cada um".

As entidades da Psicologia lançaram a campanha de Inclusão da Psicologia no Ensino Médio em parceria com o Fórum Nacional de Entidades da Psicologia Brasileira (Fenpb) e com as Associações Brasileiras de Ensino de Psicologia (Abep) e de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Quem se interessar pelo assunto pode se manifestar pelo site www.pol.org.br e enviando um e-mail aos deputados e senadores pedindo que apóiem esta luta. Basta entrar no site, clicar no link para a campanha e enviar o seu manifesto.



quinta-feira, 5 de junho de 2008

Teu Recomeço


A cada momento podes recomeçar uma tarefa edificante que ficou interrompida. Nunca é tarde para fazê-lo; todavia, é muito danoso não lhe dar prosseguimento.

Parar uma atividade por motivos superiores às forças é fenômeno natural. Deixá-la ao abandono é falência moral.

A vida é constituída de desafios constantes. Sai-se de um para outro em escala ascendente de valores e conquistas intelecto-morais.

Sempre há que se começar a vida de novo.

Uma decepção que parece matar as aspirações superiores; um insucesso que se afigura como um desastre total; um ser querido que morreu e deixou uma lacuna impreenchível; uma enfermidade cruel que esfacelou as resistências; um vício que, por pouco, não conduziu à loucura; um prejuízo financeiro que anulou todas as futuras aparentes possibilidades; uma traição que poderia ter-te levado ao suicídio, são apenas motivos para recomeçar de novo e nunca para se desistir de lutar.

Não houvesse esses fenômenos negativos na convivência humana, no atual estágio de desenvolvimento das criaturas, e os estímulos para o progresso e a libertação seriam menores.

Colhido nas malhas de qualquer imprevisto ou já esperado problema aterrador, tem calma e medita, ao invés de te deixares arrastar pela convulsão que se irá estabelecer. Refugia-te na oração, a fim de ganhares força e inspiração divina.

Como tudo passa, isto também passará, e, quando tal acontecer, faze teu recomeço, a princípio, com cautela, parcimonioso, até que te reintegre novamente na ação plenificadora.

Teu recomeço é síndrome de próxima felicidade.


(Joanna de Ângelis/ Divaldo Pereira Franco - Filho de Deus)


terça-feira, 3 de junho de 2008

Bondade?



O que é ser bom? Que qualidades uma pessoa tem que ter para ser qualificada como boa?

Pois é, hoje acordei com essa pergunta na cabeça. Muita gente enche a boca e fala: 'eu sou uma pessoa boa! Faço isso ou aquilo por fulano e beltrano.' ou 'Eu sou uma pessoa boa. Não faço mal a ninguém.' (e nem o bem).

Bom, vamos lá definir bondade. Primeiro a definição do Aurélio: ' Qualidade do que é bom; boa índole; benevolência; brandura.'

Bondade vem ligada ao amor. Você ser bom não é apenas não fazer o mal, e sim fazer o bem. Não fazer nada não é ser bom. Já dizia Martin Luther King ' O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. ', ou como Nietzsche: ' Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.'

A pessoa boa não precisa espalhar aos sete cantos as bondades que faz. Ela faz pelo amor ao próximo, pelo querer o bem ao outro. Não para se mostrar.

Porque o bem tem efeito dominó. O bem feito para se mostrar não tem efeito. Cai em terra. A 'bola' não é passada adiante.

Faça o bem em silêncio. Ele não precisa que você grite.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

3 meses



Deus, obrigada pela força que me deu p/ superar os problemas que decorreram na minha vida...
Deus, obrigada pela minha familia, que apesar dos esforços incrivéis p/ manter a harmonia, eu os amo, e sei que é reciproco...
Deus, obrigada pelos amigos, eles são os melhores...
Deus, obrigada pelos obstáculos, sem eles eu não teria amadurecido...
Deus, obrigada pelas pessoas que passaram pela minha vida e que deixaram um pouco delas comigo...
Deus, obrigada por todas as vezes que lhe pedi algo e eu fui atendida...

Mas Deus, de todas as coisas que o senhor me deu, a que eu mais me sinto honrrada de ter recebido é o Max. O senhor foi fiel em detalhes ao meu pedido. Eu me lembro quando mandei o rascunho, e hoje oque era desenho, é a mais pura realidade.
Obrigada...

VICK VAPORUB

*INFORMAÇÃO ÚTIL SOBRE O VICK VAPORUB *

*Durante uma Conferencia sobre Óleos Essenciais, comentavam como a planta dos pés pode absorver os óleos.*
*O exemplo consistia em colocar alho na planta dos pés e aos 20 minutos, já podia sentir o sabor na boca!*
*Alguns de nós temos usado o Vick Vaporub durante muitos anos como remédio para muitas coisas, desde lábios machucados até dedos dos pés inflamados e muitas outras partes da pele.*
* Mas nunca tínhamos escutado sobre isto.*
*E acredite, porque funciona em 100% das vezes que se faz, apesar dos cientistas que descobriram realmente não estarem seguros de como isso acontece.*
*Para deter a tosse noturna de um menino (ou de um adulto), espalhe Vick Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias.*
*Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda se deterá no máximo em uns 5 minutos e darão muitas horas de alivio.*
*Funcionam 100% das vezes que se faz e é mais eficaz nas crianças.*
*Além disso, é extremamente calmante e reconfortante, enquanto dormem profundamente.*
*É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos para as crianças tomarem a noite.*
*Se você tem filhos, netos ou Amigos idosos, repasse esta mensagem.*
* E se você estiver com tosses fortes, comprove em você mesmo e ficara maravilhado quando ver e sentir como funciona.*

*NOTA - Agora se você prefere tomar remédios.....esqueça*